segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Detrás da prancheta #35 - Pindaíba, HQ e DVD

Semana passada eu tive a internet cortada, não preciso explicar o porquê, né?

Se não fosse pela ajuda de um amigo eu também teria a energia elétrica cortada, o que faria com que eu provavelmente puxasse um gato ou, o que é mais provável, estivesse no escuro até agora. Pelo menos até pagar o próximo boleto, nunca saberei.

Mas aqui estou de novo, ainda na pindaíba, duro, cansado, desanimado mas ainda assim, na porcaria da prancheta fazendo quadrinhos. Tá, eu sei que você pode pensar "porra, larga isso e vai arrumar um trampo que te pague um salário", é pessoa do outro lado da tela, eu bem queria, mas como disse meu irmão em toda sua sabedoria:

"Tu vai parar de desenhar pra fazer o quê se tu só sabe fazer isso? Então continua com essa porra que é o melhor que tu faz agora."

Então é isso, foda-se, continuo.

Mas antes de falar sobre qualquer coisa relacionada a Aturá Camuirá, quero dizer que essa semana que passei sem internet foi benéfica para minha saúde mental, apenas porque eu fiquei longe daquela merda de rede social chamada xuitter, do bilionário idiota do Elon Musgo. Foram dias em que não fiquei estressado com problematizações imbecis, com neonazis apaixonados pelo maldito do Milei e muito mais imbecilidades de extrema direita que pipocam por lá.

Então, sabe, acredito que é uma boa esquecer essa rede. Só joga os links lá, olha uns memes, comenta em coisa dos amigos e tals e segue em frente, não vale a pena gastar minutos ou horas da sua preciosa vida naquilo.

Ou pode ficar lá, a vida é sua mesmo.

Dito isto, vamos aos quadrinhos! 


 

Ainda essa semana pretendo publicar a primeira página do novo capítulo de Aturá Camuirá, já terminei o roteiro e por incrível que pareça não foi tão tortuoso como costuma ser, foi até rápido... Acho que ficar longe do xuiter foi melhor do que eu pensei, hein?

E posso adiantar que esse capítulo será revelador, enfim vamos saber um pouco mais sobre a Olho da Morte e seu passado. Assim como descobrir um pouco mais sobre o mundo em que se passa esse quadrinho.

Espero que esse capítulo seja o penúltimo, sabe? Não é que eu não esteja curtindo desenhar Aturá Camuirá, mas eu preciso de grana, saca? Então preciso correr atrás de mandar portfólio, criar portfólio, criar trampos, fazer testes e etc, etc, etc, para ver se consigo arrumar alguma grana, porque tá foda.

Aliás, acredito que eu tenha comentado sobre criar um apoia.se ou algo assim, mas acabei por desistir dessa ideia (pelo menos por enquanto), o baixo alcance que tenho nas redes sociais, os poucos leitores e mesmo o tempo escasso para fazer publicidade me fizeram ver que no momento atual isso seria um fracasso, um tempo desperdiçado.

Então, por enquanto, só posso contar com doações pelo pix mesmo.

Mas antes de encerrar esse post, gostaria de falar que recentemente li Transubstanciação do Lourenço Mutarelli, que foi um quadrinho produzido em um momento complicado na vida do autor, que você pode ler mais sobre nesse texto aqui



Mutarelli é um autor que merecia mais reconhecimento, acho fantástico como ele usa (usava, sei lá) os quadrinhos para lidar com suas mazelas pessoais. Dito isto, achei esse documentário no Youtube sobre o mesmo,ele está dividido em duas partes e vale a pena, ao menos se você deseja saber mais sobre o autor.

Tarja Preta Lourenço Mutarelli - parte 1

Tarja Preta Lourenço Mutarelli - parte 2

No embalo do Youtube, também quero comentar que dia desses (antes de cortarem a internet), me peguei lembrando da época em que botei na cabeça de que iria estudar desenho e fazer quadrinhos. Vagando entre as lembranças eu topei com uma que me faz muito feliz, que foi quando comprei meu primeiro curso de mangá em DVD da Editora Escala.


 

Consigo lembrar do clima daquela manhã, da ansiedade de finalmente aprender com um profissional como desenhar, da textura do sulfite, da casa onde a gente morava nessa época... E mais, lembro da música que toca no inicio do DVD. Assim sendo, depois de pesquisar um pouco, descobri que o nome do professo do DVD é Rodrigo Cardoso e logo em seguida achei o DVD inteirinho no Youtube.

Editora Escala: Curso Básico de Mangá [2006]

Se eu falar que não fiquei emocionado com esse vídeo eu estaria mentindo, que saudade daquela época. Ai, ai... Mas enfim, espero que dê uma olhadinha no vídeo e me diga se chegou a assistir esse DVD também, aliás, mandei minha mensagem de agradecimento ao Rodrigo e ele foi muito gentil. 

É isso, fique de olho em Aturá Camuirá e inté!

Redes

Instagram

Twitter

Deviantart

Behance

Mastodon

BlueSky

Tumblr