Postagem em destaque

Republicação: Atura Camuirá - A Olho da Morte, compilado capítulo 1 e 2

Um pajé, uma idosa com passado sombrio, uma flauta e um armário. Qual a ligação disso tudo? Descubra lendo Atura Camuirá, um quadrinho ambie...

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Detrás da prancheta #47 - Bruce Freelas

 Uau! Quanto tempo, hein?

Bom, verdade seja dita, não havia uma semana em que não lembrasse de atualizar esse blog, mas sabe como é... Vida de freelancer, catando trampo nos lugares mais obscuros da superfície da internet (Reddit) e enviando trocentos e-mails todos os dias, bem... Acaba deixando a mente exausta. Aliás, só pontuando mesmo, me sinto um profissional agora, pois nos últimos meses o que mais recebo é "não" ou sou apenas ignorado, como a maioria dos artistas profissionais que eu acompanho dizem que foi com eles no começo da carreira. 

O que não te mata, engorda. Só não vire obeso. O que no meu caso já é tarde.

Continuando... 

Eu tenho passado mais de 80% do tempo procurando trampo, 10% desenhando e os outros 10% é gasto pessoal e por isso não pude vir aqui fazer uma postagem decente. E também não queria vir aqui chorando as pitangas como eu fiz em posts passados, pois você já deve saber que não ando lá com a saúde mental em dia, por isso deixei para escrever algo quando estivesse de bom humor.

Dito isto, vamos as atualizações e o que mais eu achar interessante de se colocar aqui, certo?


 

Atura Camuirá

Eu sei que já deveria ter entregue esse maldito capítulo, mas como o que disse antes, você deve ter imaginado o porquê do atraso, certo? Sem contar que esse capítulo tem a pior arte final de todos os capítulos já publicados, pois a minha tablet tá falhando todo santo dia, tô sem ponta de caneta e estive trabalhando nele em um período em que havia pego muitos frilas pequenos para ver se fechava o mês, então, na pressa de entregar, fiz entre uma pausa e outra.

Poderia ter refeito? Poderia, mas não tenho mais tanto tempo disponível para fazer esse tipo de coisa e quando a gente tem de lidar com contas e conseguir grana para comprar o básico para não morrer de fome, entregar uma arte final cagada em um quadrinho autoral acaba sendo uma decisão fácil de se tomar.

Mas juro que no último capítulo irei compensar de alguma forma.


Bruce Lee

Quando criança eu lembro de alguma vez ter visto um filme de um cara magrelo e cabeludo que gostava de chutar o saco dos outros e ficava fazendo uns sons engraçados enquanto mandava chutes e socos para tudo quanto é lado. Na época eu lembro de ter odiado esse filme, que logo descobri que se chamava "Operação Dragão."

 

A verdade é que eu nunca fiz parte do time de pessoas que acha o Bruce Lee um fodão das artes marciais, uma máquina invencível, nunca comprei o discurso filosófico de "seja água, meu amigo" também, porque eu odeio qualquer discurso nesse naipe.

Entretanto... A gente cresce, nossas ideias mudam, nossa percepção de mundo muda constantemente, a gente se adapta como... Água? Hahaha, brincadeira, essa analogia safada foi de propósito. Contudo, eu sou do tipo que mudo minhas opiniões constantemente e por isso parei para ver todos os filmes do Bruce Lee e quer saber?

Amei!

Já conversei com alguns fãs do Bruce Lee algumas vezes, mas eles nunca comentavam o quão políticos e até com uma certa mensagem contra a violência, eram seus filmes. Em quase todos ele evita conflito ou quando o faz, paga as consequências por isso, não é um herói perfeito, é falho e até imoral, dependendo do ponto de vista.

O meu favorito é o Fist of Fury, em que ele vai se vingar dos assassinos do seu mestre, acredito ser o mais político de todos os filmes e, apesar de uma mensagem sobre fazer frente à opressão, fica claro que isso terá um preço e nem sempre um preço justo a ser pago.

E, claro, revi Operação Dragão, que continuo achando o pior e tudo porque é americanizado demais, um dos melhores personagens do filme morre por nada e só é um filme de porrada genérico mesmo, serviu só pra inspirar o mentiroso do Frank Dux à dar origem ao Grande Dragão Branco, esse sim um filmão!

Minha percepção sobre o Bruce Lee mudou um pouco, acredito que ele foi um grande artista marcial e poderia ter uma bela carreira de filmes pela frente, uma pena ter morrido tão jovem.

Mas ainda odeio o papinho filosófico e não acho que ele era o fodão imbatível como alguns teimam em dizer.  


Bom, por hora é isso... No decorrer dos dias vou atualizar com algumas comissions e outros desenhos, obrigado por ler até aqui, se for fã de Bruce Lee não fique com raiva de eu não o idolatrar tanto e odiar filosofia barata, mas se ficar com raiva também, seja água e se adapte à isso, meu amigo.

Inté!

 

Redes

Instagram

Deviantart

Behance

Mastodon

BlueSky

Tumblr 

TikTok

Youtube

Facebook