quarta-feira, 2 de março de 2022

Detrás da prancheta #21 - Just for fun?

Até os quinze anos eu me considerava um devorador de quadrinhos, saia lendo tudo o que tinha para ler e graça aos deuses da nona arte eu nunca tive preconceito com leitura (só com a ruim, claro). Contudo, foi também aos quinze anos que eu decidi que iria fazer quadrinhos de forma séria e a leitura que antes era só diversão e escapismo, virou estudo.


 



Não estou dizendo que deixou se ser divertido ler quadrinhos, muito pelo contrário, hoje em dia quando pego um quadrinho com ótima técnica narrativa, com texto fluido, com cenas bem resolvidas, com ganchos e transições caprichados, é algo mágico, mas o negócio é que eu nunca mais li quadrinhos só por diversão e escapismo. Saca? 


Todo quadrinho que pego para ler, seja físico ou digital, em determinado momento vira um manual de técnicas, chego a passar horas, as vezes dias, só tentando entender o que a pessoa quis passar com determinada página, como e o porquê de ter feito daquele jeito, o porquê de ter feito o personagem com aquele gestual, como ela fez aquela página do meio conversar com a página do final, como ela prepara o leitor para aquela transição de cena e etc, etc, etc.


Acredito que isso não acontece só com quem faz quadrinhos, pode ser o mesmo com os estudiosos da área, com alguns leitores com olhar critico, com resenhistas, com jornalistas, com os gibitubers, com escritores, enfim, com várias pessoas das mais diversas áreas, mas será que elas ainda conseguem ler um quadrinho apenas por diversão ou só eu que não?